Projetos    Escritório    Contato


Apartamento Eiffel

Eiffel Aparment

Praça da República, São Paulo, SP
Arquitetura: Fulvio Ramos Roxo
Colaboradores: Raquel Takamoto
e Gabriela Chow
Execução: Luma | Arq. Marise Komuro
Luminárias: Reka
Suportes para Plantas: Selvvva
Fotografias: Marina Rago

Obra Construída em 2015






Esta é a reforma de uma cobertura do Eiffel, edifício projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950 para um lote na Praça da República, São Paulo.
Originalmente caracterizada por uma marquise curva, a cobertura encontrava-se bastante alterada quando o projeto foi iniciado.

Diante do valor histórico do edifício de Niemeyer, estabelecemos que o projeto deveria revelar a marquise e outros elementos originais. O desafio consistiu em combinar o resgate do desenho de Niemeyer à necessidade de adaptar o espaço a uma nova função, a de abrigar visitantes e familiares de forma independente do restante do apartamento.

Isto deveria ser feito sem modificar a configuração da atual fachada e da linha de projeção da cobertura devido a uma norma estabelecida pelo condomínio.

A estratégia adotada foi eliminar paredes internas e adições não originais que antes compartimentavam o espaço, de modo a revelar um ambiente integrado.

O piso interno recebeu tacos de nogueira e a varanda deck de Cumaru, madeira resistente à chuva. As paredes internas foram pintadas com tintas à base de terra e ao longo da linha dos caixilhos foram instaladas cortinas de linho, o que permite que os moradores possam alternar entre um espaço íntimo e a bela vista da Praça da República.


























Copyright © 2018 FRR Arquitetura. Todos os direitos reservados