Projetos    Escritório    Contato

Hotel sobre o Rio Douro


Local: Porto, Portugal
Ano do Projeto: 2009/2010
Uma praça de equipamentos composta por quatro partes principais: um centro de conferências; balneário; um restaurante e o conjunto de quartos de um hotel.

Duas plataformas distintas, uma mais larga, que contém o spa, e outra mais esbelta, que contém o centro de conferências, surgem como barras que arrancam do fundo do terreno, como planos horizontais que emergem de um plano levemente inclinado.

As duas barras definem e ordenam a forma como se ocupa o lote. A distância entre elas, aproximadamente 14m , gera uma rua interna, um eixo de acesso central, somente para pedestres, que sobe em rampa até o final do terreno, indicando um vetor que poderia continuar para além dos limites de projecto, ordenando o território ao mesmo tempo em que revela a geografia deste, marcando o pequeno córrego agora oculto.


Para conectar as duas plataformas paralelas, cria-se outro volume, transversal. Esta peça de articulação contém, na sua cota inferior, o concurso , átrio de recepção e distribuição. No mezanino deste, instalam-se o bar e restaurante, um pavilhão que desfruta da belíssima vista do rio Douro, assim como dos espelhos d'água das coberturas.

A quarta peça da composição, um prisma longilíneo que abriga 100 quartos de hotel, cruza de forma perpedicular o pavilhão e afirma a predominância, no projeto, do vetor com direção voltada ao rio, além de permitir o desejado acesso direto entre os alojamentos privativos, restaurante e spa.

A forma apresentada revela a consideração deste tipo de equipamento não como uma arquitetura de exceção, mas sim como parte de uma infra-estrutura sistêmica, necessária para a vida nas cidades contemporâneas, nas quais as fronteiras tendem a desaparecer, e o transporte de pessoas e mercadorias se dá de forma cada vez mais rápida e ilimitada.






























Copyright © 2018 FRR Arquitetura. Todos os direitos reservados